Pontos de abastecimento de carros elétricos em SP

Conversão para o carro elétrico para salvar o planeta? Mais e mais motoristas dizem que estão prontos para dar esse importante passo.

Hoje, a preservação do meio ambiente é uma preocupação primordial para o futuro do planeta. É nessa perspectiva que o uso do meio de transporte elétrico tem o vento em suas velas. Assim como os postos de combustível, os postos de recarga são pontos de reabastecimento para carros elétricos. Os diferentes modos de carregamento, os diferentes tipos de tomadas, o modo de funcionamento da estação de carregamento, etc. este guia informa tudo o que você precisa saber sobre essa infraestrutura.

Nós da K2 Imports somos especialistas em manutenção de carros elétricos, e queremos te mostrar como abastecer corretamente seu carro elétrico em São Paulo.

A importância de uma recarga elétrica correta

Os carros elétricos são chamados de “emissões zero” porque, ao contrário dos motores de combustão interna, não produzem emissões diretas. No entanto, as emissões de CO₂ e poluentes surgem durante a produção de eletricidade, o que deve ser levado em consideração.

Mas mesmo com essa emissão indireta, a pegada ecológica, ou seja, o nível de poluição que cada pessoa ou ação deixa na natureza, é muito menor quando falamos de uso do carro elétrico.

A autonomia real dos veículos elétricos depende de vários fatores: o uso dos aparelhos elétricos, a temperatura externa e, acima de tudo, o comportamento individual de condução.

Como cada vez mais carros elétricos com autonomia real de 300 a 400 quilômetros e capacidades de carregamento rápido de até 150 kW estão chegando ao mercado e a rede de carregamento rápido está crescendo ao mesmo tempo, está se tornando cada vez mais fácil cobrir distâncias maiores com carros elétricos.

Mesmo que no Brasil essa realidade demore um pouco para chegar, em outros lugares do mundo, já é uma realidade.

Se você olhar apenas para os preços brutos de tabela, os carros elétricos são caros. Mas se você considerar os custos operacionais totais (incluindo impostos, seguro, manutenção, custos de energia, etc.) desempenho e equipamentos, os carros elétricos se mostram como a melhor opção possível, principalmente pelo uso apenas de energia elétrica, e pela manutenção reduzida.

Nos últimos anos, muito dinheiro foi investido na construção de estações de carregamento e cada vez mais na infraestrutura de carregamento rápido.

Entretanto, uma rede de carregamento bem desenvolvida ainda não é a realidade na maior cidade do Brasil. A tarefa agora é adequar a infraestrutura para atender a demanda crescente para que não haja gargalos.

Pontos de abastecimento de carros elétricos em SP

Apesar de ser a cidade mais desenvolvida do Brasil, São Paulo ainda não conta com uma rede de abastecimento de carros elétricos tão extensa quando algumas cidades menores na Europa e nos Estados Unidos.

Para carregar um veículo elétrico em São Paulo, primeiro é preciso solicitar um cartão de mobilidade elétrica. Não há cobrança, e muitos solicitantes já admitiram receberem o cartão em até 20 dias.

Ao receberem o EV.Card, os donos de carros elétricos em São Paulo já podem realizar o abastecimento de seus veículos nos diversos postos que estão espalhados em toda a cidade. Com o uso do EV.Card, os conectores plug-in já ficam liberados para o uso. Como ocorre em outras cidades, provavelmente essa prática vá se tornar mais acessível em pouco tempo.

Já existem planos para a instalação de mais de 100 pontos de abastecimentos em São Paulo, com muitos condomínios particulares, shoppings e estacionamentos também procurando formas de atrair essa nova classe de consumidores conscientes.

Hoje, os principais pontos de abastecimento de carro elétrico em São Paulo são:

Os problemas da rede de abastecimentos de veículos elétricos em São Paulo

A geração de eletricidade costumava ser baseada em previsões de consumo previsíveis e planejáveis. No futuro, no entanto, é provável que se torne mais difícil cobrir a carga básica  e a  demanda flutuante de eletricidade, considerando que o aumento tímido, mas ainda crescente da venda de carros elétricos.

Além da expansão dos sistemas eólicos e fotovoltaicos, serão necessárias soluções de armazenamento adicionais, como instalações em entradas de bairros urbanos, e também em loteamentos residenciais afastados dos grandes centros. As capacidades de armazenamento e carregamento dos carros elétricos se tornarão cada vez mais importantes em uma futura rede elétrica.

Com o conhecimento de quando os consumidores estão consumindo eletricidade ao mesmo tempo, os operadores da rede de distribuição podem fortalecer e expandir a rede de maneira direcionada e, no futuro, distribuir os processos de carregamento durante a noite de maneira coordenada.

Quase todos os fabricantes estão também construindo redes de abastecimentos, apesar das críticas que vem recebendo ultimamente.

Um aspecto da sustentabilidade é muitas vezes esquecido quando se trata de requisitos de matéria-prima: o petróleo bruto para motores de combustão é finalmente consumido, mas as matérias-primas de uma bateria podem ser recicladas e reutilizadas no final da vida útil da bateria.

Em muitos casos, os motoristas veem o carregamento de um carro elétrico como um problema. E infelizmente, esse pensamento não está totalmente equivocado. Quem carrega seu carro elétrico em São Paulo já percebeu que demora significativamente mais tempo do que abastecer com gasolina ou etanol no posto de combustível, que pode ocorrer filas em alguns momentos, e não é necessariamente auto-explicativo nos postos de carregamento públicos.

Basicamente, o tempo de carregamento depende da fonte de alimentação, do cabo de carregamento e do carregador no carro.

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