O problema dos carros elétricos

Você se arriscou e comprou um carro elétrico? Você sabia que além de não poluir o meio ambiente, seu veículo possui uma manutenção mais barata e muito mais simples em comparação com os carros a combustível?

Mas será que os carros elétricos não possuem problemas? Nós da K2 Imports somos especialistas em carros elétricos, e atendemos toda região de São Paulo. Nesse artigo, vamos te contar sobre os problemas mais comuns dos carros elétricos, e também suas principais vantagens que fazem as pessoas aderirem a esse movimento.

Todos os tipos de veículos requerem manutenção e verificação regulares. Por outro lado, a manutenção de um carro elétrico é muito mais barata porque existem menos peças, que são usadas menos vezes.

Esta é uma das grandes vantagens dos veículos elétricos. De fato, em comparação com um carro tradicional, um carro elétrico é equipado com muito menos peças de reposição, o que facilita muito sua manutenção.

As peculiaridades da manutenção de carros elétricos

Além de ecológicos, os veículos elétricos possuem um sistema muito mais simples. Essa diferença fica clara na hora da manutenção do carro elétrico, mais simples e menos dispendioso.

A bateria, elemento central

A bateria é o coração de um veículo elétrico e representa em média 40% do preço de compra do carro. Pode ser adquirido com o veículo ou até mesmo alugado, mesmo que esta oferta oferecida por determinados fabricantes esteja tendendo a desaparecer.

O princípio de funcionamento da bateria é baseado na transformação de energia química em energia elétrica. Quando o automóvel arranca (descarga), a circulação de ions entre os 2 eléctrodos da bateria cria uma transferência de energia que constitui a corrente eléctrica. Quando a bateria precisa armazenar energia novamente (recarregar), ocorre o fenômeno oposto.

A vida útil das baterias elétricas difere de acordo com o fabricante e não está diretamente ligada aos quilômetros percorridos, como nos veículos a combustão, mas ao número de ciclos de carga/descarga.

Em média, a longevidade de uma bateria elétrica é de 1.000 a 1.500 ciclos de recarga, ou aproximadamente 200.000 a 500.000 km, dependendo do seu uso e da capacidade da bateria. Para um veículo que percorre 20.000 km por ano, a bateria pode, portanto, durar entre 10 e 15 anos em condições normais de uso. As baterias de veículos elétricos são então recicladas para limitar seu impacto ecológico.

Poucas peças e consumíveis

Além da bateria, os carros elétricos diferem dos modelos a combustível no número de peças e consumíveis. O projeto do motor elétrico é mais simples, com muito menos partes móveis, o que facilita a manutenção dos carros elétricos em comparação aos veículos com motores de combustão interna. O trem de força de um veículo convencional pode ter até 2.000 partes móveis, em comparação com vinte para um veículo elétrico! Nós da K2 Imports somos especialistas em manutenção de carros elétricos, e atendemos toda São Paulo com nossa equipe de especialistas.

Além disso, a manutenção do motor de um carro elétrico é muito mais fácil, pois não necessita de óleo ou filtros. E como todo o processo é pouco sujeito ao atrito mecânico, não requer lubrificante nem escapamento. Portanto, não requer troca de óleo, troca de filtro ou substituição da linha de escape.

Por outro lado, tal como os veículos com motor de combustão, os veículos eléctricos contêm fluidos essenciais ao bom funcionamento dos seus componentes e que devem ser cuidadosamente monitorizados: líquido de refrigeração (motor e bateria), líquido do lava pára-brisas e, em alguns casos, fluido de transmissão, cujos níveis devem ser verificados regularmente.

Como a condução é geralmente mais suave, os freios de um carro elétrico são menos usados.

O motor recarrega na desaceleração, quando o motorista tira o pé do acelerador, e tudo é planejado para limitar o uso do pedal do freio. Este sistema de frenagem regenerativa permite que as pastilhas sofram menos pressão do que em um veículo convencional.

No entanto, obviamente ainda é importante verificar regularmente o estado dos freios do seu veículo elétrico.

Em relação aos postos de controle, a manutenção do chassi de um veículo elétrico, sua carroceria, os pneus, a direção e a suspensão é realizada da maneira tradicional, assim como a verificação do sistema de ar condicionado, dos elementos conforto ou limpadores de para-brisa.

A bateria auxiliar

Assim como em um veículo a combustão, a bateria auxiliar de chumbo-ácido de 12 V é essencial para o bom funcionamento do veículo elétrico. No entanto, esta bateria geralmente é mais usada em um veículo elétrico, devido ao monitoramento dos sistemas de segurança.

Além disso, geralmente é mais difícil ligar um carro elétrico quando está com uma bateria auxiliar descarregada. Além disso, será aconselhável tomar algumas precauções durante uma ausência prolongada de uso: certifique-se de que o carro foi carregado corretamente, verifique a tensão da bateria auxiliar e, se necessário, use um carregador de bateria auxiliar.

Cabe destacar que os fabricantes foram alertados para os problemas de descarregamento das baterias auxiliares: alguns agora oferecem recarga automática da bateria de 12 V pela bateria de tração (boosting), mesmo que o carro não esteja dirigindo ou não esteja sendo carregado.

Quais são as particularidades da manutenção de um carro elétrico?

Deve-se notar que a manutenção de um carro elétrico é tão necessária quanto a de um carro tradicional ou de um carro híbrido. Por outro lado, a manutenção de um carro elétrico é mais simples devido à particularidade do seu funcionamento.

Na verdade, o conceito do veículo elétrico funciona da seguinte forma: a eletricidade é armazenada em uma bateria, então essa eletricidade é usada para alimentar o motor do carro. Há, portanto, muito menos peças sobressalentes, ou seja, apenas dez em comparação com mil para veículos de combustão interna. É isso que torna a manutenção do motor de um carro elétrico mais simples e, sobretudo, mais barata.

Em resumo, os elementos que diferenciam a manutenção de um carro elétrico da de um carro tradicional são:

Mas então, como é feita a manutenção de um carro elétrico?

A manutenção de um carro elétrico é certamente mais simples, mas não deixa de ser obrigatória. Em particular, a maioria das peças do carro deve ser verificada para garantir o bom funcionamento e a segurança ideal do carro.

Em termos de motor, existem muitas diferenças em relação a um veículo convencional. Por exemplo, a manutenção de um carro elétrico não requer troca de óleo, pois o motor não requer lubrificação.

Além disso, um carro elétrico não está equipado com tubo de escape ou caixa de câmbio, o que reduz o número de revisões.

Como trocar a bateria de um carro elétrico

A bateria é um elemento essencial para se concentrar na manutenção de um carro elétrico, pois é ela que faz o veículo funcionar. É logicamente essencial recarregar a bateria do carro elétrico regularmente.

Mas esteja ciente de que as baterias duram cada vez mais. Sua autonomia é cada vez mais longa, mas, além disso, sua vida útil é maior hoje em dia, entre 3 e 10 anos.

Além de recarregar, a bateria precisa ser substituída a cada poucos anos, dependendo de sua vida útil. Portanto, não é uma manutenção regular.

Nos carros elétricos Renault, por exemplo, a bateria de tração está disponível para aluguel. Isso significa que o revendedor de automóveis Renault substitui a bateria se houver uma queda no desempenho devido ao seu desgaste, para garantir que os usuários sempre tenham uma bateria funcional em seu Renault Zoé e Renault Kangoo ZE.

A manutenção de um carro elétrico também é mais simples quando se dá a partida. De fato, esses veículos não precisam de partida porque o motor elétrico é acionado diretamente.

Em termos de carga, trata-se de um conversor que garante o fornecimento de toda a peça de serviço alimentada com 12 volts. Tudo isso elimina revisões de elementos mecânicos que possam causar problemas ou desgastes, como rolamentos, correias, etc.

A ausência de troca de óleos

Um carro elétrico tem apenas três fluidos que precisam de cuidado regularmente. Esta é também uma das razões que torna a manutenção de um carro elétrico mais barata. Esses fluidos são refrigerante (usado para gerenciamento térmico do veículo), fluido de freio e fluido do lavador do para-brisa.

Isso é comum à maioria dos carros elétricos. Alguns também podem ter um fluido de transmissão, a ser renovado regularmente. Este é, por exemplo, o caso do modelo Tesla Model S. Como existem muitos modelos diferentes, pode valer a pena comparar as ofertas de carros elétricos no mercado antes de fazer uma compra.

Manutenção dos freios de um carro elétrico

A verificação dos freios é essencial por questões de segurança, independentemente do veículo. No entanto, em um carro elétrico, ela pode ser até 50% menos acionado. De fato, um carro elétrico está equipado com um sistema de frenagem regenerativa que não precisa de manutenção tão regular quanto em um carro convencional, porque esse sistema limita a perda de energia que ocorre ao frear regularmente.

Em termos concretos, este sistema de recuperação funciona da seguinte forma: o motor inverte cada vez que o motorista pressiona o pedal do freio. Isso tem o efeito de desacelerar as rodas e gerar energia que será transferida e armazenada nas baterias para uso futuro.

O que mais pode dar problemas nos carros elétricos?

Vários elementos diferenciam a manutenção de um carro elétrico da dos carros a combustão. No entanto, alguns pontos são semelhantes e devem ser feitos da mesma forma que para outros tipos de veículos:

Quanto custa a manutenção de um carro elétrico?

Tendo em conta o menor número de peças e a ausência de grandes reparações, o preço da manutenção de um carro elétrico é baixo. Há uma redução de aproximadamente 20 a 40% em relação aos reparos e revisões necessárias em um automóvel tradicional.

A manutenção de um carro elétrico também é mais barata porque não precisa ser feita com muita frequência. A manutenção é recomendada a cada 30.000 quilômetros, em comparação com 15.000 quilômetros para um motor a gasolina e 20.000 quilômetros para um carro a gasolina. O carro elétrico é assim uma alternativa económica, em termos de manutenção e energia.

Quem deve fazer a manutenção de um carro elétrico?

A manutenção de um carro elétrico deve obrigatoriamente ser realizada por um profissional autorizado. O carro elétrico é realmente muito avançado tecnologicamente falando. Sua manutenção deve ser feita em alta tensão (400 a 700 volts).

Isso causa um risco significativo de eletrocussão. É por isso que é fortemente aconselhado que você não faça a manutenção do seu carro elétrico ou que as verificações sejam efetuadas por terceiros não treinados.

Nós da K2 Imports estamos sempre prontos para oferecer o melhor atendimento para seu carro elétrico em toda São Paulo.

No final das contas, a manutenção de veículos elétricos tem muitos benefícios:

Os carros elétricos valem a pena?

À primeira vista, o carro elétrico parece mais caro: seu preço de compra, o preço de aluguel ou compra das baterias ou até mesmo a instalação de terminais domésticos. No entanto, a médio e longo prazo, é um investimento rentável, que vale a pena.

De fato, com os menores custos de manutenção de carros elétricos, economias consideráveis ​​podem ser feitas ao longo do tempo.

Além disso, os usuários de carros elétricos se beneficiam de muitas outras vantagens, como economia de energia, durabilidade da bateria, ausência de poluição, e também ausência de barulho.

Boas razões para mudar para o carro elétrico!

Nós da K2 Imports temos uma equipe pronta para te ajudar a aproveitar o máximo do seu veiculo elétrico.

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