Modelos de carros elétricos no Brasil – Quando é hora de manutenção
Nos últimos anos, cada vez mais carros elétricos foram colocados em circulação no Brasil. Os modelos oferecidos são cada vez mais numerosos. Os preços estão se tornando mais acessíveis e a maioria dos compradores procuram uma forma de economizar, aproveitando os custos mais baixos de manutenção, e também a dispensa de combustíveis, cada vez mais caros.
Acima de tudo, os veículos elétricos são apreciados pelas suas inúmeras vantagens ao longo prazo: ausência de emissões de CO2 e outros poluentes, silêncio e conforto de condução, etc. Mas você sabia que a simplicidade de manutenção também é uma vantagem significativa?
Nós da K2 Imports somos especialistas em manutenção de carros elétricos, e nesse artigo, vamos te ensinar tudo sobre a manutenção dos veículos elétricos, e também sobre os primeiros sinais de manutenção dos modelos que já estão rodando nas estradas brasileiras.
A manutenção das baterias dos carros elétricos
Quando falamos de um carro elétrico, imediatamente nos perguntamos sobre a bateria. É uma peça de suma importância. Estas não são do mesmo tipo de baterias que as utilizadas pelos veículos a combustão.
Falamos de bateria de tração porque sua função vai muito além de dar partida e fornecer energia para os acessórios e outros equipamentos.
As baterias de veículos elétricos não requerem nenhuma manutenção diária específica. Simplesmente, elas têm uma certa vida útil, geralmente entre 7 e 10 anos, além da qual a autonomia em quilômetros será consideravelmente reduzida.
Assim, a substituição da bateria é uma operação muito pontual. É melhor planejar a despesa, muitas vezes entre R$ 10.000 a R$ 40.000, a menos que você tenha feito um contrato de aluguel da bateria. Este contrato inclui a troca da bateria quando ela não for mais suficientemente eficiente.
Como os primeiros veículos elétricos do Brasil foram vendidos já há mais de 7 anos, alguns donos de veículos elétricos já tiveram que providenciar a troca da bateria dos seus veículos. O que sempre é uma manutenção cara.
Portanto, é de seu interesse preservar sua bateria para prolongar sua vida útil. De fato, a ausência de manutenção diária não significa que você não deva cuidar dela. As principais recomendações são as seguintes:
- Evite expor a bateria a temperaturas extremas, quentes ou frias;
- Evite deixar a bateria carregando continuamente quando ela atingir o nível máximo de carga;
- Se o carro ficar sem rodar por um longo período, carregue totalmente antes que a carga caia abaixo de 35%.
Manutenção do motor e da transmissão: muito mais simples em um carro elétrico
Para veículos a combustão, o motor e o sistema de transmissão são tão complexos quanto essenciais. Em um carro elétrico, eles obviamente têm a mesma importância, mas são extremamente simplificados.
De fato, um motor elétrico é, em última análise, um simples dínamo. Ao contrário do motor de combustão, consiste em muito poucas peças. Acima de tudo, não inclui peças de desgaste. Sem junta de cabeçote, sem mangueira, sem correia dentada, há muito menos elementos para verificar, manter e substituir periodicamente. É também muito menos risco de falha do motor.
Não há filtro de ar ou filtro de combustível que precisam ser substituídos a cada troca de óleo. Não há óleo de motor para drenar e substituir a cada 5.000 a 15.000 km, ou até mais frequentemente para alguns motores a diesel. E também não há sistema de exaustão para manter.
A transmissão do carro elétrico também é bastante simplificada em um carro elétrico:
- Sem caixa de marcha, sem embreagem;
- O sistema de transmissão é composto por uma engrenagem de redução e um diferencial;
- Portanto, também há manutenção reduzida, a ser realizada a cada 60.000 a 100.000 km.
Assim, todo o sistema de tração é muito mais simples e confiável em um carro elétrico. As operações de manutenção deste sistema são menos frequentes e muito menos caras em comparação com as de um veículo a combustão.
Manutenção do sistema de frenagem: a boa surpresa do carro elétrico
Pode não parecer tão óbvio quanto para os sistemas discutidos acima, mas os carros elétricos também economizam dinheiro na manutenção do sistema de frenagem.
Uma vez que se trata de segurança, a inspeção e manutenção adequada dos freios é extremamente importante, independentemente do veículo. No entanto, essas operações são menos frequentes e, acima de tudo, muito menos substanciais em um carro elétrico.
Pode-se explicar isso em parte porque a frenagem é geralmente mais suave nos carros elétricos. Mas, novamente, é o design do veículo que traz o benefício real. De fato, antes de solicitar o sistema de frenagem tradicional, os veículos elétricos usam frenagem regenerativa.
Este modo de frenagem consiste em uma inversão do motor que irá desacelerar as rodas. O sistema de travagem convencional, portanto, intervém adicionalmente, o que produz uma dupla vantagem:
- Redução das forças nas pastilhas de freio, nos discos ou tambores, e consequentemente redução do desgaste dessas peças;
- Geração de energia e reutilização para recarregar a bateria.
Assim, em um carro elétrico, o controle dos freios é obviamente essencial. Mas a substituição de peças de desgaste será menos frequente e, novamente, a manutenção será menos dispendiosa.
Para conhecer a atual situação do seu sistema de frenagem, consulte um dos nossos especialistas. Na K2 Imports estamos sempre prontos para analisar todas as peças do seu carro elétrico, e realizar todas as manutenções para prolongar a vida útil de todas as peças.
A importância da manutenção dos carros elétricos
É claro que um carro elétrico continua sujeito ao programa de manutenção em muitos elementos comuns a outros tipos de veículos.
Assim, é necessário manter o mesmo programa de controle e manutenção do chassi e da carroceria, da direção, dos amortecedores e demais elementos da suspensão, dos pneus, dos limpadores de para-brisa, bem como de todos os equipamentos de conforto e prazer, como recargas ar condicionado, por exemplo.
Finalmente, mesmo que não haja óleo de motor e, sem exceção, também nenhum fluido de transmissão, ainda há três fluidos a serem verificados regularmente em um veículo elétrico. Não se esqueça de verificar os níveis de fluido de freio, líquido de arrefecimento e lavador do para-brisa. Se necessário, complete ou substitua esses fluidos.
Nós da K2 Imports sempre verificamos esses três fluidos a cada manutenção de nossos clientes.
Profissionais qualificados e aprovados: a escolha da segurança e tranquilidade
Mesmo que muitos elementos sejam mantidos da mesma forma que em um veículo a combustão, os carros elétricos incorporam tecnologias muito avançadas. Além disso, algumas operações de manutenção são realizadas sob alta tensão e intensidade elétrica. O risco de eletrocussão é muito real para os profissionais em manutenção de carros elétricos.
A utilização de profissionais qualificados e aprovados é, portanto, fortemente recomendada, tanto por questões de eficiência como de segurança. A maioria dos fabricantes e revendedores também oferece contratos de manutenção. Eles às vezes incluem a substituição da bateria quando ela não é mais suficientemente eficiente.
Nós da K2 Imports possuímos o melhor corpo técnico de São Paulo para manter seu veículo elétrico sempre rodando em perfeitas condições.
A manutenção de um carro elétrico custa menos?
Manter um carro elétrico é muito barato se você o comprar novo. Por outro lado, pode ser mais caro durante um primeiro período de uso mais pesado. É a partir do 5º ano que as revisões são cada vez mais importantes e que consequentemente o custo de manutenção também se torna cada vez mais importante para um carro elétrico.
Enquanto a revisão deve ser feita a cada 5.000 ou 20.000 km para um carro a combustão, o carro elétrico deve ser verificado a cada 30.000 km. Ao contrário de sua contraparte a combustível, o carro elétrico tem um mecanismo simplificado.
À medida que o carro envelhece, a manutenção precisa ser feita com mais frequência, mas isso vale para todos os carros, independentemente do tipo de motor. Quanto mais o carro for usado, mais peças se deteriorarão e precisarão ser trocadas.
Novamente, isso é o mesmo para todos os tipos de carro, por exemplo, ao realizar a troca de pneus. No entanto, embora várias peças precisem ser trocadas, o custo de manutenção de um carro elétrico ainda é menor do que um carro convencional (gasolina, diesel ou etanol).
Alguns modelos de carros vendidos no Brasil há alguns anos já demostraram apontamentos que devem guiar os novos entusiastas de carros elétricos.
Modelos de carros elétricos que já rodam no Brasil:
Citroën AMI – Um carro para quem não precisa de muito espaço, esse modelo da Citroën já foi utilizado por brasileiros, principalmente para quem procurava na época um carro apenas para andar dentro da cidade.
Até o momento, possui poucas queixas ou reclamações referentes a sua manutenção.
Fiat 500e – Um carro elétrico que pode surpreender pelo seu espaço interno, esse veículo sempre chama a atenção por onde passa, pelo seu tamanho pequeno, e também pela força do seu motor.
Aproveitando toda a rede de concessionárias Fiat presente no Brasil, há também poucas indicações de falhas graves segundo seus proprietários.
Citroën C5 Aircross – Divertido, reconfortante, elegante… O C5 Aircross nunca deixou de fornecer bons argumentos para suas campanhas de publicidade. Ao combinar gasolina e eletricidade com 225 cv de potência acumulada, torna-se ainda mais encantador para quem procurava uma opção grande e também elétrica.
Esse modelo é sempre uma boa opção para quem deseja um carro grande e elétrico, que necessita de pouca manutenção a longo prazo.
BMW Série 2 – Uma das primeiras versões híbridas da marca BMW – apresenta grandes avanços tecnológicos: em particular, uma autonomia superior a 50 quilômetros, preservando a agilidade típica da BMW e um espaço interno que encantará as famílias. Apesar de demandar pouca manutenção, espere por reparos sempre caros.
Volvo XC40 T5 Twin – No que diz respeito ao sistema híbrido plug-in, a Volvo é especialista em oferecer um modelo elétrico e respeitosamente seguro. Até hoje, há poucas informações sobre problemas nas versões elétricas que estão presentes em território nacional.
O que mais custa em um carro elétrico é a bateria
A vida útil de uma bateria é atualmente estimada entre 8 e 10 anos. Isso não significa que a bateria não funcione mais após esse período, mas sim que pode perder capacidade (abaixo de 75% de sua capacidade inicial) e, portanto, autonomia.
A maioria dos fabricantes oferece garantias estendidas para baterias ou até mesmo uma troca de bateria quando ela fica abaixo de um determinado limite de capacidade.
A manutenção de um carro elétrico é realmente menor quando comparado a um modelo a combustível?
Qual é o balanço econômico deste resumo das operações de manutenção a serem realizadas em um carro elétrico? Obviamente, é difícil dar um valor exato, pois pode variar dependendo do modelo e seu uso em particular.
Mas como você pode esperar, a manutenção de um veículo elétrico geralmente é muito mais barata do que a manutenção de seu equivalente a combustão. Considerando todos os gastos com revisões, troca de fluidos, conserto de avarias comuns e substituição de peças desgastadas, estima-se que o orçamento seja reduzido em 20 a 40% quando se trata de um carro elétrico.
Se formos item por item:
- Substituir a bateria é a única grande despesa de manutenção em um carro elétrico, mas geralmente só ocorre após 7 a 10 anos;
- A manutenção do motor e da transmissão limita-se principalmente a verificações simples, uma vez que as peças mais sensíveis de um veículo a combustão estão ausentes em um veículo elétrico: sem desgaste, sem avarias;
- As peças do sistema de travagem são menos usadas, as revisões e substituições correspondentes são menos frequentes;
- As demais operações de manutenção são equivalentes às de um veículo a combustão;
Além disso, as recomendações mais comuns para o programa de manutenção de um carro elétrico prevêem uma revisão geral a cada 30.000 km . Esta é uma grande vantagem se compararmos com as revisões realizadas em média a cada 15.000 km em um veículo a gasolina e a cada 20.000 km em um carro a etanol.
Mais um motivo para escolher o carro elétrico
A manutenção mais simples e menos cara é, portanto, uma vantagem adicional do carro elétrico em relação aos seus concorrentes com motores de combustão interna. Acrescenta-se à ausência de emissões poluentes durante sua utilização, bem como ao conforto de condução e à forte redução do ruído.
Quanto às desvantagens do carro elétrico, existem apenas os custos iniciais:
- Custos de compra superiores aos do modelo a combustão equivalente;
- Instalação opcional de uma estação de carregamento doméstica.
Para manter seu carro elétrico sempre em perfeitas condições de uso, conte sempre com a equipe da K2 Imports para realizar manutenções preventivas em seu carro.