Carros Híbridos, quando realizar a manutenção?

Assim como os veículos comuns, os veículos híbridos requerem manutenção regular para oferecer economia de combustível, bateria, e desempenho ideais, em qualquer situação.

Além disso, somente com a manutenção em dia, é possível aproveitar todos os benefícios que somente um carro híbrido pode oferecer.

Mas diferente dos carros comuns, onde é preciso olhar com atenção para itens como óleo de motor, pastilhas de freio, fluido de transmissão, bateria e toda a parte elétrica, os veículos híbridos requerem uma manutenção especial.

Nós, da K2 Imports, somos especialistas em manutenção de carro híbrido, e nesse artigo, vamos te mostrar os principais pontos que diferem a manutenção de um carro híbrido para um carro a combustível.

Mas antes de tudo, o que é um carro híbrido?

Para entender completamente como é feita a manutenção de um carro híbrido, é preciso saber o que o diferencia de um veículo a combustível convencional, tanto em seus componentes quanto em seu funcionamento.

O que distingue um veículo híbrido é sobretudo a sua dupla motorização. Qualquer carro híbrido, portanto, tem dois motores: um motor de combustão, a gasolina, etanol ou diesel, e um motor elétrico. Os dois motores podem ser instalados de duas maneiras distintas:

  1. Em paralelo: ambos os motores estão ligados à transmissão;
  2. Em série: apenas o motor elétrico é conectado à transmissão, o motor de combustão interna é usado apenas para recarregar a bateria.

No caso de hibridização paralela, alguns modelos permitem a operação simultânea dos dois motores, e outros modelos solicitam os motores alternadamente.

Outra tipologia diferencia o híbrido leve, o híbrido clássico e o híbrido recarregável. Este último tipo permite recarregar a bateria do motor elétrico ligando o automóvel a um ponto de carregamento (tomada elétrica, estação de carregamento pública ou privada, etc.), como nos veículos 100% elétricos.

De qualquer forma, um veículo híbrido é bastante complexo do ponto de vista tecnológico. No entanto, deve-se notar também que não possui embreagem, caixa de câmbio, alternador, injetor, turbo…

Por isso, é preciso muita atenção a realizar a manutenção dos veículos híbridos – seja uma manutenção preventiva ou mesmo uma manutenção de emergência. Em ambos os casos, nós da K2 Imports estamos prontos para te ajudar.

Os veículos híbridos são equipados com um trem de força que combina duas formas de energia: um motor de combustão interna movido a combustível e um motor elétrico ou motores alimentados por uma bateria recarregável de alta tensão.

A maioria dos veículos híbridos são projetados para minimizar o consumo de combustível e, portanto, são equipados com um motor de menor cilindrada do que um veículo equivalente com mecânica convencional.

Uma menor parte dessa frota é composta por carros híbridos e vans projetadas para alto desempenho. Como os motores elétricos são capazes de produzir seu torque máximo desde a primeira rotação, eles produzem acelerações iniciais acentuadas, o que é perfeito para ajudar o motor a combustível que precisa de rotações para tracionar o carro rapidamente.

No trânsito urbano, o veículo híbrido utiliza muito o torque produzido pelo motor elétrico por ser mais eficiente que o motor a combustão. Essa diferença pode ser notada após uma pequena pausa no semáforo, por exemplo.

Na estrada, um veículo híbrido depende quase inteiramente do motor de combustão para manter sua velocidade constante, portanto, seu consumo de combustível nessas circunstâncias é próximo ao de um veículo comum.

No entanto, graças à combinação dos dois modos de condução complementares, a maioria dos veículos híbridos consome menos combustível do que veículos similares com mecânica comum. E apesar da presença de mecânica mais simples, um veículo híbrido deve seguir aproximadamente o mesmo cronograma de manutenção.

Os especialistas da K2 Imports estão prontos para indicar o melhor cronograma para o seu veículo híbrido. Entre em contato agora, e conheça a melhor forma de fazer a manutenção correta do seu veículo.

As diferenças na manutenção dos veículos híbridos

Quando comparamos o cronograma de manutenção de um veículo híbrido com o de um veículo comum, notamos que em ambos os casos, a manutenção correta é responsável pelo aumento da vida útil de todas as peças.

Além disso, alguns fabricantes nem fazem a diferença entre as duas versões, híbrida e comum, de um mesmo veículo. Na verdade, eles exigem a mesma manutenção. No entanto, um veículo híbrido oferece pelo menos três vantagens.

  1. Desgaste dos freios – Uma vez que a desaceleração de um veículo híbrido é amplamente garantida pela frenagem regenerativa, os freios comuns são usados ​​muito pouco ao parar. Isso significa que os discos e pastilhas se desgastam menos e aquecem menos, e os freios não precisam ser substituídos com a mesma frequência de um veículo comum. No entanto, para que funcionem corretamente, eles ainda devem ser desmontados regularmente para remover ferrugem, lubrificá-los e substituir o fluido de freio.
  2. Desgaste do motor de combustão – Em um veículo comum, o motor de combustão funciona o tempo todo, esteja você viajando pela estrada ou preso no trânsito. O motor de combustão de um veículo híbrido só funciona quando a bateria de tração precisa ser recarregada ou quando as condições de direção exigem potência adicional. Mas se você estiver preso em um engarrafamento, por exemplo, o motor de combustão desliga. Embora a vida útil do óleo dos motores dos veículos híbridos não seja maior, esses motores ainda são muito menos estressados ​​e desgastam menos, o que lhes permite durar muito mais.
  3. Sistema Híbrido  – Um motor elétrico ou motor de indução é livre de manutenção, assim como a bateria de tração de alta tensão. Existe um filtro de ar para limpar ou substituir de tempos em tempos em veículos com bateria de tração refrigerada a ar, mas é só isso. Componentes refrigerados a líquido, como o conversor elétrico, não requerem tanta manutenção quanto um sistema de refrigeração comum, pois a temperatura de operação não é tão alta quanto a de um motor a combustão.

Como ocorre a manutenção dos componentes elétricos e eletrônicos de um carro híbrido?

Para a parte elétrica, sem surpresa, a manutenção de um carro híbrido é tão simples quanto a manutenção de um veículo elétrico. A bateria de um carro híbrido não requer nenhuma manutenção especial.

A única exceção é quando a bateria chega ao fim de sua vida útil: ela deve ser substituída. As baterias de nova geração normalmente atingem uma vida útil de cerca de dez anos.

Mais do que a manutenção, são sobretudo os bons hábitos que ajudam a conservar as baterias o maior tempo possível:

Por fim, é verdade que a eletrônica de um carro híbrido é ainda mais complexa que a de um carro 100% combustão ou 100% elétrico. De fato, a eletrônica também deve gerenciar a operação alternada ou simultânea dos dois sistemas. No entanto, quanto à parte elétrica, não há intervenções periódicas específicas sobre este assunto.

Para garantir a vida útil do sistema elétrico do seu veículo, consulte um dos especialistas da K2 Imports.

Como ocorre a manutenção dos componentes mecânicos de um carro híbrido?

No que diz respeito à parte mecânica, pode-se pensar que a manutenção de um veículo híbrido é quase idêntica à de um carro somente a combustão. Esse pensamento não é completamente equivocado, mas há boas notícias para os donos de carros híbridos: a manutenção de um carro híbrido é mais simples, mais leve.

Em teoria, o motor de combustão de um carro híbrido requer as mesmas operações de manutenção que um motor de veículo somente a combustão. O mesmo vale para a manutenção do chassi e das diversas partes mecânicas, bem como de todos os equipamentos de conforto e segurança.

Na prática, o que vai simplificar o programa de manutenção em um carro híbrido é principalmente:

Por que os componentes de um carro híbrido se desgastam menos rapidamente?

Para entender melhor esse ponto, é preciso primeiro perceber que, em um carro híbrido, a contribuição da motorização elétrica permite o motor de combustão a trabalhar menos, e também todos os outros sistemas que estão ligados a ele. Isso vale para um veículo híbrido cujos dois motores operam alternadamente, mas também quando operam simultaneamente.

Assim, por exemplo, correias, filtros e todo o sistema de exaustão são menos usados, seu desgaste é reduzido e, consequentemente, sua vida útil é estendida. Pelas mesmas razões, às vezes é possível espaçar ainda mais as operações de drenagem e substituição do óleo do motor.

Os componentes de frenagem de um carro híbrido também estão sujeitos a menos uso do que os de um veículo a combustão. De fato, como em um veículo elétrico, a desaceleração e a frenagem são usadas para gerar eletricidade e recarregar a bateria.

Este sistema de recuperação de energia permite reduzir o tempo e a intensidade de uso dos discos e pastilhas de freio. É por isso que os veículos híbridos ou elétricos prolongam a vida útil de todo o sistema de frenagem.

Por fim, um efeito menos direto da dupla motorização diz respeito aos pneus. De fato, geralmente observa-se que dirigir um carro híbrido é mais flexível, menos bruto do que para o modelo 100% a combustão do mesmo veículo. Como resultado, a substituição de pneus pode esperar algumas centenas de quilômetros para ser realizada.

Revisão, troca de óleo, manutenção periódica em um carro híbrido: com que frequência devo ir para uma oficina mecânica?

A referência que todos os donos de carros híbridos devem seguir: o livro de manutenção.

A frequência das grandes operações de manutenção em um veículo híbrido varia principalmente de acordo com a natureza do motor de combustão interna, mas também de acordo com a marca e modelo do veículo.

O mais simples e recomendado é seguir as recomendações que constam no manual de manutenção. Isto permite, em particular, não correr o risco de perder o benefício da garantia do fabricante. O ritmo das trocas de óleo e revisões parciais ou gerais é mais frequentemente determinado de acordo com dois critérios:

Assim, por exemplo, é bastante comum que um carro híbrido movido a gasolina passe por manutenção todos os anos ou a cada 15.000 km. Isto significa que independentemente do número de quilômetros percorridos, o veículo deve ir para a oficina o mais tardar um ano após a manutenção anterior. Se o veículo percorreu 15.000 km antes desta data de um ano, você não deve esperar mais.

Nós da K2 Imports estamos prontos para realizar a manutenção regular, correta e preventiva do seu veículo híbrido em todo o estado de São Paulo.

Alguns fabricantes aumentam o intervalo entre cada revisão de um carro híbrido em relação ao seu equivalente movido somente a combustível em até 100%. Assim, levam em consideração o menor estresse no motor de combustão interna e nas demais partes do veículo, conforme já te explicamos nesse artigo.

No entanto, a maioria das marcas mantém a mesma frequência de manutenção para seus modelos híbridos. Isso se deve principalmente ao fato de que o desgaste do motor de combustão e da mecânica é reduzido de forma mais ou menos significativa, dependendo de como o veículo é usado.

Alguns motoristas fazem principalmente viagens curtas. Seu carro híbrido, portanto, funcionará em maior medida com o motor elétrico.

Para quem costuma fazer viagens mais longas, o cronograma de manutenção deve seguir mais próximo ao motor a combustão. A mecânica, portanto, se desgastará de maneira mais parecida a de um carro a combustão.

A quem você deve confiar a manutenção do seu carro híbrido?

Assim como em um carro elétrico, a manutenção em um carro híbrido requer precauções extremas. Mesmo para uma manutenção reduzida, todo dono de um veículo híbrido, que se preocupa com seu carro, deve ter muito cuidado. A presença de altas tensões (várias centenas de volts) representa um perigo real.

Por esta razão, mas também porque a tecnologia incorporada num veículo híbrido é muito específica, também não deve recorrer a qualquer profissional de reparação automóvel. Somente profissionais devidamente credenciados para este tipo de veículo podem realizar a manutenção.

Também é possível contatar oficinas especializadas, autorizadas para o nível de manutenção que realizam. E é ainda melhor se também forem homologadas por um ou mais fabricantes, em particular o do veículo que lhes foi confiado.

Nós da K2 Imports estamos prontos para realizar qualquer assistência a automóveis híbridos.

Quanto custa a manutenção de um carro híbrido?

Os custos de manutenção de um carro híbrido variam de acordo com vários fatores. Assim como o preço de compra, as taxas de manutenção de um modelo híbrido de última geração são obviamente mais altas do que as de um pequeno veículo híbrido. De uma marca para outra, de um modelo para outro, a fatura de revisão não terá, portanto, o mesmo valor.

Além disso, como já mencionamos, o uso de seu carro híbrido por cada indivíduo afeta o desgaste de muitos componentes técnicos. Em particular, quanto mais o motor elétrico for usado em detrimento do motor a combustão, menos estresse mecânico será necessário e, portanto, mais economias serão feitas no orçamento de manutenção a médio e longo prazo.

Finalmente, mesmo que a frequência de trocas de óleo e revisões seja muitas vezes semelhante à dos carros com motor a combustível, as várias economias no desgaste explicam os menores custos de manutenção dos veículos híbridos.

A longo prazo, a vida útil da bateria também pode afetar significativamente o custo de manutenção. Ao comprar um veículo híbrido, vale, portanto, comparar os períodos de garantia da bateria para ter certeza – ou não – nesse ponto.

Portanto, quando se trata de fazer a manutenção do seu veículo híbrido, você deve seguir o cronograma do fabricante e usar apenas peças e produtos de qualidade, em uma oficina especializada, como a K2 Imports. Estamos prontos para ajudar você a utilizar seu carro híbrido sempre da forma mais segura e econômica possível.

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