Carros elétricos com baterias de lítio, saiba tudo aqui

Se você ainda não está familiarizado com o modo de funcionamento dos carros elétricos, vamos te mostrar nesse artigo a importância das baterias de lítio, para essa verdadeira revolução dos carros que dispensam o uso de combustíveis.

Mobilidade, armazenamento de eletricidade em casa… as baterias estão invadindo nossas vidas diárias. Entre esperança e implicância para a transição energética, o que podemos realmente esperar desses dispositivos que estão revolucionando nosso consumo de eletricidade? E como realmente funcionam as baterias de lítio?

Muitas vezes invisíveis, mas ainda onipresentes na vida cotidiana, as baterias agora estão em toda parte. Em telefones, câmeras, etc., depois mais recentemente em carros, bicicletas ou penduradas na parede das casas, essas “baterias aprimoradas” de íon-lítio estão invadindo lentamente todos os aspectos de nossas vidas.

Apesar de suas vantagens, elas enfrentam muitas controvérsias. Assim, alguns veem nelas uma formidável aliada para a transição energética, enquanto outros, ao contrário, temem os efeitos nocivos da exploração de suas matérias-primas.

Se o debate é interminável, uma coisa é certa: a demanda por esses aparelhos que armazenam eletricidade continua crescendo. Nos carros elétricos, a bateria de lítio é a mais usada. Nós da K2 Imports temos uma grande experiência na análise, manutenção e troca de baterias de lítios nos carros elétricos.

Carros elétricos: baterias de lítio recarregáveis ​​cada vez mais eficientes

Nos últimos anos, vimos cada vez mais a presença dos carros elétricos nas ruas.

Econômicos, ecológicos e silenciosos, estes automóveis isentos de combustíveis fósseis atraem cada vez mais entusiastas. Mas sua principal falha continua sendo sua autonomia. Atualmente, são raros os modelos que ultrapassam os 500 km de autonomia teórica.

Além disso, a rede de estações de carregamento ainda é limitada na grande maioria das cidades. O ciclo de vida das baterias de íons de lítio e o tempo de carregamento também são outros obstáculos.

Talvez seja por essas razões que o número de veículos movidos a eletricidade esteja lutando para realmente decolar em nossas estradas. Outro ponto que devemos citar é o preço alto desses veículos. Hoje, o modelo mais barato sai a partir de R$ 150 mil.

No entanto, as coisas podem tomar um rumo diferente com futuros desenvolvimentos tecnológicos. Além disso – vemos isso a cada ano um pouco mais nas feiras de automóveis – cada fabricante de automóveis, queira ou não, está desenvolvendo novos modelos elétricos com a firme intenção de dominar este novo segmento de mercado.

Isso significa, portanto, que meios colossais são colocados em prática na pesquisa e desenvolvimento de uma bateria mais eficiente.

Bicicletas e patinetes: a mobilidade moderna deve ser acima de tudo eletrizante

Os menos jovens sabem que o ciclomotor não é novo. Hoje menos barulhento e mais compacto, seus descendentes evoluíram para uma versão elétrica que se adapta aos tempos.

Os carros elétricos não são os únicos a adotar as baterias de lítio como padrão.

Não é uma coincidência. Nos últimos anos, esses pequenos veículos motorizados explodiram em popularidade. Vários fatores podem explicar isso. Primeiro, há o movimento ecológico: mais e mais pessoas querem reduzir suas viagens de carro.

Em seguida, podemos mencionar a facilidade de manutenção e o lado divertido desses veículos. Por fim, deve-se notar também que eles são muito mais acessíveis do que os carros elétricos e menos restritivos também. Empresas inovadoras também capitalizaram esse entusiasmo, montando frotas de patinetes elétricos (e até bicicletas!) com centros de autoatendimento.

Mas como trabalham as baterias desse tipo de veículo elétrico leve? Eles também usam a tecnologia de lítio, de longe a mais desenvolvida no momento. A autonomia obviamente varia de um modelo para outro, mas onde pode ser um problema para carros elétricos, isso é muito menos o caso de bicicletas e scooters. De fato, o uso desses veículos não envolve apenas viagens curtas e principalmente urbana, mas, além disso, ainda é possível viajar com eles mesmo que a bateria acabe.

O futuro das baterias de lítio

A autonomia limitada dessas baterias é o que mais impede o desenvolvimento de outros equipamentos domésticos. De fato, as capacidades de armazenamento ainda não cobrem nossas necessidades diárias.

Mas o problema da autonomia não é o único obstáculo. A reciclagem e a exploração das matérias-primas para fabricar essas baterias de lítio também são altamente controversas. A extração de cobalto (um dos componentes das baterias) leva, por exemplo, a questionamentos éticos sobre as condições de trabalho nas minas, enquanto os fabricantes ainda se perguntam o que fazer com as carcaças das baterias no final de sua vida útil.

Portanto, o desenvolvimento dessas baterias elétricas às vezes é considerado mais poluente do que os combustíveis fósseis. Devem, portanto, atingir um determinado ciclo de vida para constituir uma alternativa mais sustentável.

O íon de sódio pode substituir o íon de lítio?

Esta nova tecnologia parece ser a mais indicada. A vantagem dessas baterias de íons de sódio seria um tempo de carregamento e uma vida útil 10 vezes maior que as baterias de íons de lítio. Por outro lado, elas também seriam mais pesadas, tornando improvável seu uso para pequenos dispositivos eletrônicos (laptops, smartphones, etc.).

Por outro lado, eles podem ser perfeitamente adequados para armazenamento doméstico e veículos motorizados.

Transição energética

Se as tecnologias atuais ainda apresentam muitas falhas, estamos claramente caminhando para soluções mais eficientes, mais econômicas e mais respeitosas com a ética e o meio ambiente.

O uso de baterias de lítio em carros elétricos apenas está na etapa de desenvolvimento, mas já demostra que será a principal escolha das montadoras por muito tempo.

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