Carro híbrido e carro elétrico: qual escolher?

Se o carro elétrico e o carro híbrido têm uma origem comum de motorização elétrica, eles diferem em muitos pontos, incluindo tecnologias, tipos de uso, impacto ambiental.

Nós da K2 Imports somos especialistas em manutenção de carros elétricos e híbridos, e nesse artigo, vamos te ajudar a escolher o melhor modelo de carro para o seu perfil.

Veículo elétrico ou híbrido: comparação de tecnologias 

Apesar de se basearem numa base comum de propulsão elétrica, os carros elétricos e os carros híbridos diferem, no entanto, nas soluções adotadas.

A propulsão elétrica, única motorização do veículo elétrico, consiste em um motor elétrico atuando nas rodas. Ele é alimentado por suas baterias através de um conversor inversor.

Em certas fases (frenagem, desaceleração), o motor elétrico pode se transformar em gerador e recarregar as baterias.

Observe também a presença de um conversor de 400-12 v para alimentação da bateria de serviço de 12 v, bem como um módulo carregador, para comunicação com os terminais de carregamento da bateria.

O motor híbrido consiste em 2 tipos de motores: um motor elétrico com suas baterias e um motor a combustão.

Dependendo das tecnologias adotadas, um ou mais motores elétricos em cada eixo fornecem a propulsão, e o motor a combustão associado permite que as baterias sejam recarregadas, ou em outra configuração, o motor térmico aciona as rodas e é auxiliado por um motor elétrico (fases arranque, aceleração (efeito “  boost  ”), paragem temporária (“  stop and start  ”).

A solução atual que está se tornando mais difundida é o híbrido recarregável (“  plug in  ”), que, assim como o veículo elétrico, possui um módulo de carregamento para recarregar as baterias em uma estação de carregamento.

O custo de manutenção do carro elétrico ou híbrido

Sem surpresa, a manutenção do carro híbrido é muito mais caro do que a do carro elétrico, principalmente por causa de sua dupla motorização, a resultante tecnologia complexa para gerenciar o funcionamento de suas duas motorizações.

Carro elétrico ou híbrido: peso e volume 

Também aqui o veículo elétrico, apesar do seu peso substancial devido às suas baterias, é mais leve que o carro híbrido, que possui uma média de 400 kg, devido ao seu motor de combustão interna. Além das baterias, o veículo híbrido incorpora a reserva de combustível fóssil, o que também penaliza o espaço disponível.

Na realidade, essas deficiências do carro híbrido são parcialmente apagadas pelo segmento high-end, no qual são representadas principalmente: nessas minivans, há mais espaço disponível para acomodar toda essa tecnologia.

Comparação do desempenho do carro elétrico ou híbrido

Para um carro equivalente, a combinação de motores nos híbridos permite otimizar sua operação, graças ao gerenciamento eletrônico avançado.

Apesar de tudo, a excepcional eficiência do motor elétrico permite desenvolver torque máximo em toda a sua faixa de velocidade, sem o uso de caixa de câmbio , tornando-o muito eficiente, ao contrário do motor térmico do carro híbrido.

Carro elétrico ou híbrido: comparação de consumo

Nesse quesito, seja em quantidade de combustível consumido ou em preço de custo, o carro híbrido fica para trás, penalizado pelo seu motor de combustão interna. 

Comparação de autonomia: carro elétrico ou híbrido

O carro híbrido plug-in, com seus 2 motores, está claramente à frente do carro elétrico: auxiliado pelo gerenciamento preciso pelo conversor dos 2 motores, atinge uma autonomia total de 600 a 1.000 km para os mais eficientes, em comparação com uma autonomia média de 200 km para o carro elétrico. 

Note-se, no entanto, que com a abertura de postos de carregamento em todo o país, o carregamento está a tornar-se cada vez mais fácil para os carros elétricos. 

Carro elétrico ou híbrido e o impacto ambiental

Ao contrário da crença popular, os veículos elétricos e híbridos poluem; o híbrido em particular por causa de seu motor térmico, mas também, como o carro elétrico, por causa de suas baterias.

Considerando o impacto ambiental do projeto, uso e reciclagem de baterias, os resultados são surpreendentes: as emissões dos veículos elétricos representam 93g de CO2/km, os outros países não utilizam usinas nucleares (usinas a carvão ou outras), recarregar as baterias aumenta as emissões para 234g de CO2/km , ou seja, o equivalente a veículos térmicos.

O futuro dos carros elétricos e híbridos

O veículo de propulsão totalmente elétrico continuará, sem dúvida, a se desenvolver, em detrimento dos carros a combustíveis. O progresso a ser feito é principalmente ao nível da bateria, nos seguintes pontos:

Se hoje, o carro híbrido já é oferecido entre os carros a combustão, o carro elétrico ainda sofre com a falta de autonomia,e  ainda assim tem algumas falhas a serem consideradas: os veículos híbridos continuam pesados, consumidores de energia fóssil e complexos tecnológicos. 

A opinião do especialista

A distância que um carro elétrico pode percorrer sem recarregar é muitas vezes uma fonte de preocupação. Mas você sabia que 80% dos brasileiros viajam menos de 50 km por dia? Muitos carros podem facilmente realizar esse trajeto, oferecendo mobilidade ecológica!

Por isso, para trajetos curtos, um carro elétrico pode ser a melhor opção. Para viagens mais longas, como de férias, o carro híbrido pode ser uma opção mais viável, pelo menos até a instalação de mais pontos de carregamento em todo o Brasil.

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