Bateria para carro elétrico – O que você precisa saber

O carro elétrico é cada vez mais falado. Moderno e ecológico, parece resolver muitos problemas causados ​​pelos carros movidos a combustível. Mas é realmente tão confiável quanto o carro a combustão? Qual é a vida útil da bateria de um carro elétrico?

Nós da K2 Imports somos especialistas em manutenção de carros elétricos e híbridos, e oferecemos o melhor serviço de assistência para toda região de São Paulo. Nesse artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre a principal peça dos carros elétricos – a bateria.

A bateria de um carro elétrico é a peça central do veículo, determina a autonomia máxima e representa uma parte significativa do preço de compra. O maior medo dos proprietários de veículos elétricos é a degradação da bateria ao longo do tempo, o que diminuirá o desempenho do veículo e seu preço de revenda.

Quais são os fatores de degradação da bateria de um carro elétrico? O carregamento incorreto afeta a vida útil da bateria? Devemos escolher o carregamento rápido ou o carregamento lento?

5 fatores que podem prejudicar a bateria do carro elétrico

Como todas as baterias recarregáveis ​​que usamos diariamente, o desempenho das baterias dos carros elétricos pode diminuir ao longo do tempo, tanto em termos de potência máxima da bateria quanto da quantidade máxima de energia que ela pode armazenar.

O mais importante para um carro elétrico é a energia que ele pode reter, pois isso tem um impacto direto na autonomia. Esses dados podem ser medidos e são chamados de estado de saúde da bateria, estado de saúde ou SoH em inglês.

Isso se deve principalmente a 5 principais fatores de degradação no desempenho das baterias de íons de lítio presentes em carros elétricos:

  1. Tempo: Como em tudo, os módulos de bateria se degradam com o tempo. Cada ano que passa causa uma perda média de 2% no desempenho da bateria;
  2. Altas temperaturas: O aumento da temperatura com o carregamento ou com a exposição a altas temperaturas externas contribui para a degradação da bateria;
  3. Uso da bateria próximo ao mínimo e máximo: É recomendável usar seu carro elétrico entre 20% e 80% de recarga o máximo possível;
  4. Altas correntes elétricas: Quanto maior a amperagem da corrente, mais ela pode fadigar a bateria e reduzir seu desempenho;
  5. Ciclos de uso: Cada ciclo de descarga e recarga leva a um leve desgaste da bateria. É mínimo para baterias de íons de lítio, mas pode representar uma boa parcela de capacidade depois de muitos ciclos.

O carregamento rápido é ruim para a bateria?

O carregamento CC, mais conhecido como carregamento rápido, é radicalmente diferente do carregamento CA, também conhecido como carregamento normal. O carregamento rápido começa com uma potência de 22 kW e o carregamento normal varia de 3,7 kW a 22 kW.

O carregamento rápido atinge potências mais altas do que o carregamento normal, portanto, causa um aumento de temperatura maior do que o carregamento normal.

Quando comparamos veículos elétricos que nunca são recarregados com carregadores rápidos de corrente contínua e outros que o são, podemos observar que aqueles que são recarregados por carregamento rápido apresentam um maior envelhecimento de sua bateria.

No entanto, não está estabelecido que isso se deva apenas ao carregamento rápido, mas também pode ser devido a outros fatores relacionados ao uso do veículo. Os veículos que são carregados em carregadores rápidos são provavelmente mais procurados para viagens mais longas e rápidas do que aqueles que são carregados apenas em estações de carregamento normais.

Não é necessário proibir o carregamento rápido para preservar a bateria do seu carro elétrico, mas é recomendável não o usar como único meio de carregamento.

Recarregar menos diminui o desgaste da bateria do carro elétrico?

Os dados coletados em milhares de veículos elétricos mostram, no entanto, que a recarga em baixa potência com recarga de nível 1 (120V, por exemplo), não permite economizar bateria em comparação com a recarga de nível 1.2, que corresponde para carregar nos terminais com corrente alternada.

Prolongue a vida útil da bateria do seu carro elétrico

Com base nas observações anteriores, os seguintes conselhos podem ser seguidos para preservar a bateria do seu veículo elétrico:

Acompanhe e análise a saúde da bateria do veículo elétrico

A questão da saúde da bateria surge principalmente no momento da venda ou compra de um veículo elétrico usado. Como certificar que uma bateria está em perfeitas condições? Nós da K2 Imports podemos te ajudar a descobrir a situação de uma bateria de qualquer carro elétrico.

Mas existem também outras formas de você conhecer a situação das baterias.

Uma primeira solução consiste em contar com os elementos exibidos pelo painel do veículo. Cuidado, porém, com a autonomia anunciada, pois ela se baseia na conduta praticada nas últimas viagens. Pode ser subvalorizado se as últimas viagens foram feitas com condução em autoestrada, ou sobrevalorizada se as últimas viagens foram muito cautelosas, como nos centros de grandes cidades, por exemplo.

A melhor solução é, portanto, usar uma ferramenta de certificação de integridade da bateria. Essa solução só está disponível em um centro de manutenção reconhecido, como a K2 Imports.

Quanto tempo dura uma bateria de carro elétrico?

A vida útil da bateria não está relacionada aos quilômetros percorridos, mas aos ciclos de carga/descarga. Assim, a longevidade média de uma bateria é de 1.000 a 1.500 ciclos de recarga. Isso equivale a aproximadamente 200.000 a 500.000 km, dependendo do uso do carro. Para um veículo que percorre 20.000 km por ano, a bateria pode, portanto, durar entre 10 e 15 anos.

A vida útil média de uma bateria de carro elétrico também é afetada pelo envelhecimento natural, bem como pelas condições de uso, principalmente térmicas.

Importante saber: A pesquisa sobre baterias elétricas é permanente, e estas evoluem regularmente. O que é verdade hoje pode, portanto, não ser verdade amanhã, dependendo da química da bateria.

Quando chegam ao fim de sua vida útil, as baterias dos carros elétricos são geralmente recicladas para limitar seu impacto ecológico. As baterias são geralmente garantidas pelo fabricante por um período de 8 anos, ou até atingir 75% de autonomia.

Como otimizar a vida útil da bateria de um carro elétrico ao carregar?

Dependendo de como você carrega seu carro!

Uma bateria que carrega ou descarrega com muita frequência até ao fim desgasta-se mais rapidamente. Certifique-se de deixar a bateria descarregar completamente e, em seguida, carregue até 100% cerca de uma vez por ano. Desta forma, o BMS (Battery Management System, que calcula o nível de carga) compreenderá melhor o funcionamento da sua bateria.

Também é aconselhável evitar recargas rápidas em climas quentes, especialmente em modelos básicos cujas baterias nem sempre estão equipadas com um sistema de refrigeração líquida (neste caso, a carga será bloqueada ou reduzida).

Como dirigir para aumentar a vida útil de um carro elétrico?

Os carros elétricos são um pouco diferentes dos carros a combustão. Aqui estão alguns princípios de boa condução para aumentar a longevidade do seu carro elétrico:

● Poupe o acelerador: As acelerações repentinas ou longas devem ser evitadas ao máximo em um carro elétrico, pois consomem muita bateria. Dirija devagar e com fluidez.

●  Aproveite o freio: Os carros elétricos têm um freio motor potente. A utilização do freio gera energia na sua bateria, o que lhe permite poupar até 20% de autonomia!

●     Verifique a pressão dos pneus regularmente. Pneus inflados incorretamente são perigosos e desgastam a bateria.

●     Use seu carro regularmente. Um carro que fica parado por muito tempo é danificado mais rapidamente. Para aumentar a vida útil da bateria do seu carro elétrico, é melhor usá-lo regularmente, mesmo para distâncias curtas.

Seguindo essas dicas, a bateria do seu carro irá durar muito mais. Para ter certeza de que sua bateria está funcionando dentro do esperado, vá até uma oficina da K2 Imports, e faça uma análise completa da peça central do seu carro elétrico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *