7 Prós e contra dos carros elétricos e híbridos
Mais e mais carros híbridos e elétricos estão invadindo nossas ruas.
Sempre ditos como amigos do meio ambiente, é importante não confundir carros híbridos e carros elétricos, porque os últimos são diferentes e isso pode gerar confusão.
Acontece muitas vezes falarmos de um veículo híbrido em vez de um veículo elétrico e vice-versa. Um veículo elétrico é, por definição, um veículo que funciona 100% com energia elétrica. Um veículo híbrido contém dois motores, um movido a combustão e o segundo elétrico.
Certamente, têm outras vantagens interessantes, mas também algumas desvantagens.
Nós da K2 Imports somos especialistas em carros elétricos e híbridos, e atendemos os clientes mais exigentes de São Paulo, com uma mão de obra profissional qualificada e equipamentos de última geração.
Como funcionam os carros híbridos e elétricos?
Antes de ver as vantagens e desvantagens dos veículos híbridos e elétricos, é importante ver como eles funcionam para um melhor entendimento. Primeiro, um veículo híbrido é equipado com um motor a combustão principal e um motor secundário elétrico.
Para a maioria dos modelos, o funcionamento é o mesmo: O motor a gasolina aciona as rodas e o motor elétrico suporta sua aceleração. Para viagens de baixa velocidade, o carro opera no modo 100% elétrico. Assim, o veículo não consome combustível num parque de estacionamento, num engarrafamento ou mesmo na cidade a menos de 50 km/h.
Para funcionar, o motor elétrico requer uma bateria, muitas vezes colocada em parte do porta-malas, embaixo do banco traseiro ou embaixo do assoalho. Este último é autônomo porque recarrega durante as fases de frenagem e desaceleração graças à energia cinética do veículo.
O motor elétrico funciona, portanto, como um gerador: quando você não precisa de seus recursos, ele produz eletricidade que será armazenada para mais tarde. Isso significa que não é necessário recarregar a bateria em uma tomada elétrica. Para o motorista, tudo é, portanto, idêntico a um carro convencional, pois o sistema eletrônico também gerencia automaticamente as fases de assistência e regeneração do motor elétrico.
O primeiro carro híbrido foi produzido em 1970 pela marca Toyota. O nome híbrido vem do fato de o carro funcionar com duas fontes de energia diferentes, e ainda mais em alguns modelos. Os carros híbridos convencionais são equipados com dois motores que operam simultaneamente:
- Um motor térmico principal, muitas vezes a gasolina;
- Um motor elétrico secundário alimentado por uma bateria de pequena capacidade.
O motor elétrico é responsável por dar partida no carro e impulsioná-lo a 50 km/h, enquanto o motor térmico funciona quando a velocidade de aceleração é maior.
Quais são as vantagens dos carros híbridos e elétricos?
Se os carros híbridos e elétricos são populares entre os consumidores que se preocupam com sua pegada ecológica, a principal razão que ajuda suas vendas é na economia de combustível que eles oferecem. Em particular graças à assistência do motor elétrico. De fato, em engarrafamentos ou em áreas de baixa velocidade (faixas de pedestres, etc.), o carro circula inteiramente graças ao seu motor elétrico. Assim, ele só usa seu motor de combustão interna em alta velocidade. No caso dos carros somente elétricos, essa economia é ainda maior.
Além disso, tem outras vantagens, que vamos explorar novamente mais a frente:
- Comparados aos carros a gasolina ou etanol, os carros híbridos e elétricos emitem menos gases de efeito estufa. Um bom ponto para preservar o meio ambiente;
- Em suas fases totalmente elétricas, o veículo híbrido se move silenciosamente;
- A bateria não precisa ser recarregada. Completamente autônomo, ele tem a capacidade de se regenerar automaticamente quando o veículo freia e desacelera.
A grande vantagem dos carros híbridos e elétricos reside no seu consumo, que é muito mais econômico do que os veículos equipados com motor a gasolina ou etanol somente.
Em baixas velocidades, um carro híbrido consome apenas eletricidade. Em velocidades mais altas, também consome gasolina. Enquanto você dirige com gasolina, o motor elétrico recarrega, proporcionando baixas emissões de CO2 e consumo de combustível limitado. No entanto, estas não são as únicas vantagens dos carros híbridos:
Não há necessidade de recarregar a bateria nos carros híbridos
Ao contrário de algumas crenças populares, um veículo híbrido não precisa ser conectado a uma tomada para recarregar sua bateria. Assim, não perturba os hábitos do condutor, pois tudo é idêntico a um carro clássico a gasolina ou etanol. A bateria é autônoma, gera automaticamente as fases de assistência motora e regeneração de energia.
Já nos carros elétricos, mesmo que o carregamento de bateria pareça a primeira vista um grande problema, é cada vez mais comum condomínios com opções de carregamento de veículos, e também já existem pontos de carregamento em grandes centros.
Claro que também existe a opção de carregar seu veículo totalmente elétrico em estações caseiras.
Veículo híbrido e elétrico: baixo consumo de combustível
Graças aos seus dois motores, o veículo híbrido consome menos do que um veículo convencional com motor a combustão. Essa diferença é notória durante as acelerações onde o motor elétrico suporta o motor a gasolina. Acima de tudo, você também será mais econômico na cidade, onde paradas, partidas e tráfego de baixa velocidade são onipresentes, pois todas as suas fases utilizam apenas o motor elétrico. Se a grande maioria de suas viagens for na cidade, o híbrido permitirá que você consuma significativamente menos combustível.
Nos carros elétricos, como não há consumo de combustível, toda energia é gerada pela bateria. Mesmo sendo um item caro, é preciso relembrar que a longo prazo, o uso da bateria se mostra muito mais vantajoso em comparação ao abastecimento de combustíveis frequentes.
O híbrido e o elétrico são mais ecológicos
Graças ao motor elétrico que permite reduzir o consumo de combustível, conduzir um veículo híbrido também significa emitir menos CO2. No caso dos motores elétricos, toda descarga de CO2 é anulada.
Veículo híbrido e elétrico: conforto de uso superior
Uma das vantagens do veículo híbrido é a facilidade de uso. Em baixa velocidade na cidade, ou em desaceleração, você se beneficiará do silêncio total no veículo, pois o motor de combustão interna não está funcionando.
Assim, produz menos poluição sonora na sua vizinhança e pode desfrutar de uma grande tranquilidade a bordo. Observe também que todos os híbridos do mercado não possuem pedal de embreagem e aliviam o motorista da troca de marchas para um passeio mais suave.
No caso dos veículos elétricos, essa ausência de barulho se torna presente a todo momento, o que pode ainda espantar alguns motoristas.
Os carros híbridos e elétricos são realmente confiáveis?
A pergunta que poderíamos nos fazer diante desse sistema emergente é ao nível da confiabilidade. No entanto, alguns carros já marcam mais de 300.000 km no hodômetro, sem precisar trocar a bateria.
Quando o carro envelhece, é lógico que encontramos uma queda no desempenho. No entanto, este último não é tão substancial. A capacidade de armazenamento da bateria diminui, mas ainda observamos economia no consumo.
Veículos híbridos e elétricos são carros que não possuem motor de arranque, caixa de velocidades ou correia dentada, que são caros para reparar. Você, portanto, se liberta da manutenção dessas partes.
Quais são as desvantagens dos carros híbridos e elétricos?
Apesar dos muitos benefícios de dirigir um modelo híbrido e elétrico, existem algumas desvantagens. A começar pelo seu alto preço. O custo adicional é em média de R$ 50.000 em comparação com um modelo a combustão.
Agora que as vantagens são levadas em conta, também devemos estar atentos a outras certas desvantagens do veículo híbrido. Aqui está uma lista:
Perda de espaço a bordo
Mesmo que esse fenômeno tenda a desaparecer nos modelos híbridos e elétricos mais recentes, a grande maioria dos veículos no mercado sacrifica parte do porta-malas para armazenar a bateria lá. Em alguns modelos, essas baterias são encontradas embaixo do banco traseiro ou muito baixas no piso.
Um peso maior
Com o peso da bateria, os veículos híbridos são em média mais pesados do que os seus homólogos a gasolina, isto tem pouco impacto no uso diário, mas é um elemento a ter em conta mesmo assim se preferir conduzir carros leves.
No caso de veículos elétricos, a diferença de peso pode ser menor quando comparado a um modelo similar com motor a combustão.
Maior risco de acidentes com pedestres
O silêncio do motor é uma vantagem de dois gumes. Na cidade, você precisará ser ainda mais vigilante do que já é. Os pedestres podem não ouvi-lo e atravessar inesperadamente.
O motor híbrido é especialmente interessante em baixa velocidade, portanto, em áreas urbanas. Se você mora no campo, se você dirige muito em estradas principais, como rodovias e estradas rurais, o motor híbrido terá pouco interesse, pois você usará principalmente o motor a combustão.
Mas mesmo considerando todas essas desvantagens, optar por um carro híbrido ou elétrico é uma ótima forma de economizar, ser mais amigável ao meio ambiente, e também optar por um estilo de vida simples.